top of page

O Projeto

   O Projeto Memória Viva UFSJ tem como principal objetivo oferecer os cursos de Catalogação Musical e Edição Musical a pessoas da comunidade local e regional, tornando-as habilitadas tecnicamente para atuarem em ações que visam a organização, preservação e difusão de arquivos e obras musicais pertencentes às antigas orquestras de música sacra e corporações musicais atuantes em São João del-Rei e região.
 

   São João del-Rei, Tiradentes e Prados, somados a Ouro Preto, Mariana e Diamantina, possuem uma história musical com raízes no inicio do século XVIII, e são depositárias de um dos mais relevantes conjuntos de documentação musical de Minas Gerais e do Brasil. A riqueza de gêneros se caracteriza pela presença de música sacra, ópera, música de concerto e repertório das bandas de música.    Cronologicamente, possuem cópias musicais da segunda metade do século XVIII aos dias atuais, fruto do labor de uma centena de nomes de compositores, profissionais estes, sempre presentes e atuantes na história daquelas sociedades.
   

    Com a realização deste projeto, cria-se a oportunidade, tanto para docentes, como para o discentes, do exercício crítico e reflexivo sobre técnicas e métodos, praticados no Brasil e no exterior, específicos para edição e descrição de documentos musicais, verificando seus fundamentos teóricos e efetividade prática.

 

     Ainda para o estudante de música do Departamento de Música há a oportunidade da prática da pedagogia abordada durante o curso de música, além de ampliar, significativamente, seus conhecimentos sobre a história da música brasileira. As instituições responsáveis pelos arquivos se beneficiarão com os resultados previstos, entre eles seu arquivo documental organizado com técnicas modernas, e a disponibilidade de obras musicais editadas em formato de maior clareza e precisão de escrita, condições básicas para o exercício musical diário.

bottom of page